ANAM distingue AMO com o prémio “Resiliência” A Assembleia Municipal de Ourém (AMO) foi agraciada,no passado dia 12 de outubro, em Leiria, com o prémio "Resiliência", na categoria de "Boas Práticas das Assembleias Municipais", atribuído pela Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM).

João Moura, presidente da AMO, congratulou-se com a atribuição deste galardão que "atesta a qualidade do trabalho que é realizado pela AMO, sempre na procura das melhores práticas para a valorização deste importantíssimo órgão do poder local".

Os Prémios ANAM reconhecem os melhores trabalhos realizados anualmente em prol da valorização e dignificação das assembleias municipais, bem como o seu papel na organização democrática dos municípios.

O júri constituído por Albino Almeida, presidente da ANAM, Hortense Lopes Santos, presidente de Assembleia Municipal de Braga e Ângela Guerra, presidente de Assembleia Municipal de Pinhel, decidiu por unanimidade atribuir o galardão “Prémios ANAM Boas Práticas” às Assembleias Municipais de Ourém (Resiliência), Loures (Participação Cívica), Oliveira de Azeméis (Cidadania), Ferreira do Zêzere (Inclusão e Envolvimento Comunitário) e Lisboa (Juventude).

Para Albino Almeida, presidente da ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais, “o ano saldou-se positivamente pela enorme qualidade dos trabalhos apresentados, o que reflete de alguma forma a preocupação, a participação e um maior reconhecimento do trabalho das Assembleias Municipais junto das populações”.

Na categoria “Prémio ANAM José Manuel Pavão”, o galardão foi atribuído a Joana Videira, do Instituto Politécnico de Bragança, pelo seu trabalho académico intitulado “Normas GRI como Suporte na Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade: Estudo de Caso da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes”, na categoria de investigação e a Paulo Salvador, da TVI, pela sua reportagem realizada em Boticas “Felizes para lá dos montes”, na categoria de Jornalismo.

A ANAM foi fundada em 2016 e representa 206 Assembleias Municipais associadas, distribuídas pelo território continental, Açores e Madeira, sendo um dos mais importantes órgãos do Poder Local criadas após o 25 de Abril.

A ANAM tem, desde sempre, por principal objetivo a valorização do papel das Assembleias Municipais na organização dos municípios, apoiando e promovendo estudos, seminários, congressos e publicações, entre outras iniciativas de aproximação das Assembleias Municipais às populações.