CANDIDATURA PARA OS PRÉMIOS ANAM

Encontra-se aberto o periodo para apresentação de candidaturas aos Prémios ANAM (Associação Nacional das Assembleias Municipais).

Estão previstas 3 categorias de Prémios atendendo aos diferentes públicos a distinguir.

3.1 – Prémio “boas práticas” nas Assembleias Municipais

O prémio destina-se a reconhecer o trabalho das Assembleias Municipais existentes, na promoção das boas práticas no seu funcionamento e seu impacto local na relação com os munícipes.

3.2 – Prémio trabalhos de âmbito escolar

A participação dos jovens nos processos de tomada de decisão que afetem as suas vidas e essencial para o seu desenvolvimento enquanto cidadão ativos e conscientes dos seus direitos e deveres. As escolas devem desempenhar um papel fundamental, como espaços de prática onde os jovens e demais elementos da comunidade escolar – docentes e pessoal não docente, pais e encarregados de educação possam adquirir e reforçar conhecimentos e experiências de cidadania.

Neste contexto, a ANAM promove um concurso anual nacional onde serão privilegiados trabalhos ou atitudes originais que contenham um contributo relevante para o desenvolvimento e promoção da cidadania e participação democrática no seio da comunidade escolar e local.

Podem apresentar trabalhos individual ou coletivamente por turma, ou grupos de alunos.

Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 31 de Março de cada ano civil, através do endereço eletrónico geral@anam.com.pt  ou por correio registado com Aviso de receção, para a sede da ANAM.

O trabalho deverá ter até ao limite de 25.000 carateres, devendo incluir o nome dos autores e o do representante da turma (professor), quando o trabalho for coletivo.

Os exemplares dos artigos apresentados a concurso não serão devolvidos, ficando na posse da ANAM ou eliminados.

3.3 – Prémio Dr. José Manuel Pavão

O prémio destina-se a distinguir pessoas e entidades, autoras de estudos e trabalhos de investigação académica e jornalística que, no ano civil imediatamente anterior aquele a que o prémio se reporta, se  tenham destacado  na  difusão dos direitos e liberdades fundamentais,  reforço dos valores democráticos e valorização do poder local nomeadamente da assembleia municipal.

As candidaturas deverão ser apresentadas até 31 de Março.

Poderão aceder ao regulamento e aos campos que permitem enviar candidatura para cada uma das categorias, clicando AQUI.