Intercâmbio da Assembleia Municipal traz alunos da Amazónia a Ourém O concelho de Ourém recebeu entre os dias 24 de março e 01 de abril, 5 alunos, 3 professoras e um elemento da Prefeitura de Ourém do Pará, no Brasil,  que participaram no projeto “Eu no Mundo AMOURÉM”, desenvolvido pela Assembleia Municipal de Ourém (AMO).

Esta iniciativa que teve início há cerca de 3 anos com a realização de encontros virtuais entre os alunos dos dois países, “tem constituído uma riquíssima oportunidade para a troca de conhecimento e colaboração mútua. Ambos os países partilham laços históricos profundos, o que torna esta parceria ainda mais significativa e promissora”, afirma João Moura, Presidente da Assembleia Municipal de Ourém e mentor deste projeto.

“Quando visitei pela primeira vez Ourém do Pará, em 2018, deixei a promessa aqueles meninos de que um dia os iria trazer à minha terra. Fico muito feliz pela concretização desse objetivo e espero que seja uma jornada muito gratificante para todos”, acrescenta.

Esta colaboração é também motivada pela forte devoção desta comunidade a Nossa Senhora de Fátima, que inclusivamente alterou o nome de uma vila para o nome “Fátima”.

Ao longo de uma semana, alunos e professores tiveram a oportunidade de contactar com a nossa realidade e de difundir uma mensagem muito importante sobre a preservação do “pulmão do Mundo”, a Amazónia, de onde são oriundos (Belém do Pará vai receber no próximo ano a COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

Além da realização de palestras em escolas, onde os 5 alunos apresentaram diversos projetos da sua autoria (pelos quais foram selecionados para participar neste intercâmbio), a comitiva teve a oportunidade de contactar com as boas-práticas desenvolvidas no nosso País e nomeadamente no nosso concelho, com a visita a empresas na área da sustentabilidade ambiental. Houve ainda a oportunidade de participarem no Fórum Estudante, uma iniciativa do Município de Ourém que juntou no Centro Municipal de Exposições diversos estabelecimentos de ensino, onde tiveram contacto com as várias ofertas formativas.

Ao longo destes dias a comitiva brasileira teve igualmente contacto com o nosso património cultural, patrimonial e religioso, com visitas aos sítios emblemáticos do concelho, mas também do País, como a visita ao Oceanário de Lisboa ou à Serra da Estrela.

A parte institucional foi também tida em conta, com a receção da comitiva na Embaixada do Brasil, em Portugal.

O projeto “Eu no Mundo AMOURÉM” ficará concluído com a ida de cinco alunos de Ourém de Portugal ao Brasil, em setembro deste ano. Os alunos foram selecionados na AJO – Assembleia Jovem de Ourém, que elegeu a turma do Centro de Estudos de Fátima. Os alunos venceram com um trabalho sobre os 50 anos do 25 de Abril, ao apresentarem “ArteFátima – A voz da “Liberdade”, que consiste na criação de uma estátua que “fala”. A estátua pretende retratar uma mulher jovem, dos anos 70, que vivenciou a Revolução do 25 de abril de 1974.