A Assembleia Municipal de Ourém aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária dia 28 de setembro, a atribuição de um voto de louvor a D. Rui Valério, pela recente nomeação como Patriarca de Lisboa
Natural de Urqueira, Rui Manuel Sousa Valério foi sempre um digníssimo representante do nosso Concelho, tanto na sua dedicação à Igreja, como no serviço ao próximo e em prol das causas sociais.
Foi o primeiro padre português ligado aos Monfortinos a ser ordenado bispo, em novembro de 2018, estando desde então à frente da diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
Estudou Filosofia, na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, bem como frequentou Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde concluiu a licenciatura, em 1992, com a especialização em Teologia Dogmática.
Em 2016 foi nomeado, pelo Papa Francisco, como "Missionário da Misericórdia", durante o Ano Jubilar.
Nos últimos anos, foram várias as vezes em que sublinhou o papel dos militares portugueses como construtores da paz nas missões internacionais onde estão envolvidos, bem como enalteceu o desempenho das forças de segurança.
Aos 58 anos, Rui Valério ascende ao cargo de 18.º patriarca de Lisboa, assumindo o título de Dom Rui I.
A AMO endereça as maiores felicitações a D. Rui Valério, expressando votos de uma missão feliz.