Voto de pesar a Armando José Leitão Pereira A Assembleia Municipal de Ourém aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária de 16 de fevereiro, um voto de pesar pelo falecimento de Armando José Leitão Pereira. 

"Armando José Leitão Pereira nasceu em Ourém no dia 3 de outubro de 1936 e faleceu a 02 de janeiro de 2024.

Ainda muito jovem, e após conclusão do ensino primário, rumou a Santarém para exercer as funções de tarefeiro num escritório de advocacia, uma curta experiência após a qual regressaria novamente a Ourém, sua terra natal, para iniciar a aprendizagem da mecânica automóvel, uma das suas paixões que o acompanhou praticamente por toda a vida, primeiro na oficina de José Agostinho da Graça, de onde saiu alguns anos mais tarde para integrar os quadros da Garagem Avenida, propriedade do oureense “Luís da Laura”.

Aos 26 anos, juntamente com outros dois sócios, estabelece-se por conta própria, sendo um dos fundadores da empresa denominada “A Moderna Oureense – Reparadora de Automóveis, Lda.”, uma oficina que viria a ficar também conhecida na região como a “Trempe”, representante das Marcas “Mercedes-Benz” e “Bosch”, e na qual se especializou como técnico de bombas de injeção diesel. 

A sua juventude ficou igualmente marcada pelo seu envolvimento nas causas sociais e do associativismo, tendo sido “Soldado da Paz” nos Bombeiros Voluntários de Ourém, músico na Banda Filarmónica e jogador de Hóquei em Patins durante mais de 20 anos no Clube Atlético Ouriense, tendo sido igualmente treinador desta modalidade que tanto o apaixonava.

Logo após o 25 de Abril de 1974, por ter sido sempre fiel aos valores da liberdade e da democracia, foi nomeado pelo MFA (Movimento das Forças Armadas), juntamente com o Tenente-Coronel Rodrigues, Abílio Figueiredo, Joaquim Barreirinho e Joaquim Marcelino Espada, para fazer parte da então chamada “Comissão Administrativa”, comissões estas que foram replicadas por todo o país, e que tiveram como missão gerir transitoriamente as câmaras municipais até à realização das primeiras eleições.

Enquanto Vogal da Comissão Administrativa oureense, deu o seu contributo para projectos que se viriam a revelar estruturantes para a então Vila Nova de Ourém, designadamente o Tribunal, as Finanças, o Pavilhão Gimnodesportivo junto ao Liceu, a Zona das Feiras e Mercados, ou ainda o projecto do Estádio Municipal, com localização prevista para a zona do Carregal em Ourém, mas que não teve depois concretização prática.

A sua paixão pela política e a dedicação que emprestou às causas públicas levou-o a ser também um destacado militante e dirigente socialista, de cuja concelhia de Ourém fez parte por vários anos e onde se envolveu sempre de forma desinteressada e altruísta.

Foi, aliás, neste âmbito que em 1986 e depois em 1991 assumiu a honrosa missão de ser mandatário concelhio das candidaturas do Dr. Mário Soares à Presidência da República, funções que, tal como ele gostava de dizer, “não são uma mera opção na vida de uma pessoa, mas sim uma obrigação para um democrata”.

Neste momento de tristeza em que o concelho fica mais pobre, a Assembleia Municipal de Ourém, apresenta um voto de pesar pelo falecimento Armando José Leitão Pereira, dirigindo à sua família e amigos a expressão das mais sentidas condolências."

Reveja a sessão aqui:
https://am-ourem.pt/pagina/assembleia?assembly_id=56