Voto de pesar pelo falecimento de Diamantino Mateus da Silva A AMO aprovou por unanimidade um voto de pesar, apresentado pelo presidente da Junta de Freguesia de Fátima, pelo falecimento do senhor Diamantino Silva.
Na ocasião foi prestado um minuto de silêncio em sua homenagem.
"Faleceu recentemente Diamantino Mateus da Silva, casado, natural da Moita Redonda e foi Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, no período compreendido entre 1986 e 1989.
Após o desempenho dessa função foi eleito vereador na Câmara Municipal de Ourém, cargo que desempenhou com toda a dedicação e empenho.
A sua passagem pelo Executivo da Junta de Freguesia deixou obra notável que esta Assembleia deve recordar neste momento da sua partida, pois dado o efeito do tempo, já muita gente não se recordará e sempre devemos ser gratos a quem se disponibilizou e a quem se disponibiliza para desempenhar com querer, vontade e competência, cargos públicos, zela pelo bem público e em defesa do interesse público tem de tomar atitudes nem sempre bem compreendidas e bem recebidas.
Fazendo um pouco de história, temos de enquadrar o tempo em que não havia abastecimento público de água em quantidade e horário suficientes para que se recebesse bem os turistas e os residentes vivessem com normalidade.
Foi o Diamantino Mateus, como Presidente da Junta e o Sr. Fernando Carreira, como Presidente desta Assembleia, quem pressionou de tal maneira, até publicamente, congregando muitos fatimenses à volta do problema, que era premente, por forma que o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Professor Mário Albuquerque, conseguiu convencer o Governo a criar um Gabinete Técnico de Apoio a Fátima.
Deve-se assim à iniciativa e capacidade reivindicativa deste homem a ligação da água do Castelo de Bode a Fátima.
Depois vem a construção do prédio onde, atualmente, funciona o Centro de Saúde, onde se encontram os Bombeiros Voluntários de Fátima e onde funcionou durante anos a Biblioteca Pública de Fátima.
Foi também Presidente do Centro Desportivo de Fátima e um elemento decisivo na criação do Movimento Pró-concelho de Fátima. Foi empresário, empregado e comerciante.
A frontalidade que sempre utilizou na abordagem dos problemas e a grande amizade que desenvolveu com toda a gente da Câmara, da Junta, da Assembleia de Freguesia e dos fatimenses, permitiram que tivesse sempre ao seu lado toda a equipa autárquica.
Pelas razões aqui enunciadas propomos que seja votado nesta Assembleia a aprovação de um Voto de Pesar pelo falecimento de Diamantino Mateus da Silva. Fátima, 25/09/2023"