AMO desafia jovens a apresentar campanha de sensibilização sobre temas sociais No âmbito da AJO – Assembleia Jovem de Ourém, o presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, convidou os alunos do concelho a apresentar uma campanha de sensibilização sobre um determinado tema social.

Na comunicação que fez aos jovens, através de uma gravação de vídeo, dado que a situação pandémica impossibilitou a deslocação às escolas, João Moura referiu que embora em condições um pouco diferentes “queremos que os nossos alunos continuem a sentir que fazem parte de uma sociedade melhor e mais democrática, pelo que é crucial continuar a desenvolver as competências e as atitudes de cidadania ativa.”

Este ano a Assembleia Municipal desafia os jovens a apresentar ideias no âmbito do bem-estar social. “Num tempo especialmente atípico, fruto das medidas impostas pela pandemia, torna-se cada vez mais urgente incutir-lhes um espírito de reflexão sobre o mundo que os rodeia”, refere o presidente da AMO.

Este modelo de trabalho atende às circunstâncias, muito limitadoras no que diz respeito ao contacto social e por isso “decidimos avançar com a apresentação de um desafio que tenha em linha de conta, em primeiro lugar, a segurança e proteção dos alunos, mas que, por outro lado, os faça sair do seu mundo".

Consciente das capacidades dos jovens no que diz respeito à sua grande criatividade e domínio das ferramentas de comunicação, João Moura apela aos jovens para que sejam mais permeáveis às dificuldades dos outros, ajudando-os através de ações/campanhas de sensibilização. “Penso que será uma excelente oportunidade de tirarmos partido dessas competências e utilizá-las para o bem de todos”.

Alguns exemplos:

Campanha de sensibilização para: a importância das pessoas de idade maior; o acolhimento aos refugiados; as medidas de segurança no âmbito da COVID-19; a angariação de brinquedos para a crianças desfavorecidas; a angariação de alimentos; a promoção do desporto e vida saudável; apoio aos Bombeiros Voluntários; apoio a uma IPSS do concelho, etc.

Os alunos têm total liberdade para a criação da campanha, podendo por isso utilizar os mais variados meios: vídeo, fotografia, outdoors, panfletos, anúncios de jornal, expressão dramática, ações de rua, etc.

Além do prémio da AJO (bilhetes para o NOS Alive), a equipa vencedora de cada escalão poderá, dependendo das suas características, ver a sua campanha concretizada. (1.º escalão: 5º ao 9º ano; 2.º escalão:10º ao 12º ano).

Calendarização da AJO:

21 a 26 de março: eleição na escola;

até 14 de maio: submissão das candidaturas;

31 de maio: sessão da AJO;

junho: participação dos projetos vencedores na sessão da AMO;