AMO quer Jovens de Ourém a AGIR

#ETUVAISAGIR é o mote da AJO que tem como principal objetivo motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada. Pretende ainda aproximar os jovens dos eleitos locais, realçando a importância do seu contributo para a resolução de problemas de âmbito local, dando-lhes voz junto dos órgãos municipais.

Para o presidente da AMO, o desenvolvimento de uma Assembleia Municipal para os mais jovens é a “concretização de um objetivo que possibilita aos estudantes a construção de um projeto local, a sua defesa junto dos seus pares e a sua apreciação em sede de Assembleia Municipal. Na verdade, terão a oportunidade de ver concretizada a sua ideia, dentro daquilo que é razoável.”

Dada a riqueza do nosso concelho, o primeiro tema escolhido para a AJO é a defesa e a promoção do património, área que poderá ser abordada das mais diversas formas.

A AJO decorrerá em três etapas e em dois escalões diferentes (2º e 3º ciclo e Secundário) e irá arrancar já no início do mês de outubro, com a apresentação do projeto em cada uma das oito escolas participantes.

Depois disso decorrerão as eleições para a escolha dos representantes de cada escola. Nesta fase, cada equipa terá de apresentar uma proposta e defendê-la junto dos seus pares, sendo eleita a que obtiver mais votos.

Numa segunda fase, já em 2019, decorrerá a Assembleia Jovem de Ourém propriamente dita em que cada equipa terá assento na AJO, como se de uma Assembleia Municipal se tratasse. Nesta ocasião cada equipa apresenta e defende o seu projeto às outras escolas, sendo votada a melhor proposta de cada escalão. A sessão da Assembleia Jovem de Ourém será liderada pelo presidente da AMO e terá um regimento próprio.

Na terceira fase, a equipa vencedora de cada escalão terá assento numa sessão da Assembleia Municipal de Ourém e apresentará a sua proposta sob a forma de recomendação ao executivo municipal.

Além da oportunidade de verem as suas propostas apreciadas pelos membros da Assembleia Municipal de Ourém, os cinco vencedores de cada escalão terão direito a bilhetes para o NOS ALIVE FESTIVAL.