Na sessão ordinária da AMO de 13 de fevereiro, a bancada do Partido Socialista apresentou um voto de louvor a António José Seguro, que foi aprovado por maioria, com uma abstenção do Grupo Municipal do Chega.
A Assembleia Municipal de Ourém, em nome do Povo do concelho de Ourém, aprova um voto de louvor ao Presidente da República eleito de Portugal, António José Seguro, reconhecendo o seu compromisso com os valores da liberdade, da justiça e do pluralismo. A sua eleição reforça a confiança nas instituições e dignifica a democracia portuguesa, inspirando estabilidade, diálogo e esperança no futuro coletivo da Nação.
Ainda sobre este tema, o Grupo Municipal do PSD, apresentou uma declaração política de cumprimento, pela eleição de António José Seguro como Presidente da República.

Num contexto nacional e internacional de exigência acrescida, os portugueses confiaram-lhe a missão de representar a República, garantir o regular funcionamento das instituições e ser símbolo da unidade nacional.
Como é público, o Dr. António José Seguro não foi o candidato apoiado pelo PSD e importa notar que a sua candidatura também não colheu, no seio do seu próprio partido, um apoio unanime ou consensual. Na altura, defendemos uma alternativa política distinta, sustentada numa visão própria para o exercício do mais alto cargo da Nação. Essa foi a escolha que, de forma legítima e convicta, levámos aos portugueses.
Contudo, a democracia seguiu o seu curso e o povo português decidiu. O respeito pela vontade soberana dos eleitores é um princípio inegociável para o PSD e é, imbuídos desse espírito, que saudamos institucionalmente o Presidente eleito.
O PSD, fiel à sua matriz institucionalista e ao seu compromisso com a estabilidade, reconhece o veredito expresso nas urnas. A Presidência da República é um órgão de todos os portugueses e exige sentido de Estado, equilíbrio e capacidade de diálogo.
Confiamos que o novo inquilino do Palácio de Belém saberá exercer as suas funções com independência, responsabilidade e respeito escrupuloso pela Constituição. Desejamos, por isso, que o mandato que se inicia no próximo dia 9 de março, seja marcado pelo equilíbrio e pela promoção da unidade nacional, valores essenciais num tempo que exige maturidade democrática e sentido de Estado.
Numa altura dramática para todos nós, esperamos igualmente que atribua particular atenção e valorização ao poder local, reconhecendo o papel insubstituível das autarquias na proximidade aos cidadãos e na promoção do desenvolvimento.
Assim, o Grupo Municipal do PSD felicita a eleição do Dr. António José Seguro e formula votos de um mandato de sucesso, ao serviço de Portugal e dos Portugueses.
Muito obrigado.
16 fevereiro 2026
13 fevereiro 2026