O colar do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia é composto por uma corrente com três elementos decorativos e um medalhão central.
Inspirado em símbolos históricos de poder e soberania, integra referências ao pelourinho, ao castelo e ao brasão de armas do Município.
Da estrutura do pelourinho foi extraída uma representação simplificada da sua coluna octogonal, interrompida a meia altura por três anéis decorativos. Do castelo, colheu-se a cimalha de tijolos salientes, sustentada por mísulas de pedra.
A corrente é complementada por um elemento retangular com duas pedras cravadas – uma vermelha e outra branca –, simbolizando as cores da bandeira e das armas do Município de Ourém.
O medalhão central representa o brasão de armas do Município:
De prata, uma águia estendida de vermelho, bicada e armada de negro, lampassada do primeiro, coleirada com coronel de ouro, sustendo nas garras o escudete de Portugal antigo; coroa mural de prata de oito torres, das quais cinco aparentes, sotoposto ao escudo, listel branco ondulado com a legenda “MUNICÍPIO DE OURÉM” em maiúsculas de negro.
Colares dos Vereadores e dos Secretários da Mesa da Assembleia Municipal
Os colares destinados aos Vereadores e Secretários da Mesa da Assembleia Municipal são compostos por uma fita de seda listada de branco e vermelho, que sustém o medalhão com o brasão de armas municipal.