Jornada Mundial da Juventude é o mote para a 5ª edição da AJO “Welcome to Fátima. Visit Ourém” é o tema da edição deste ano da Assembleia Jovem de Ourém, que tem por base a Jornada Mundial da Juventude e a vinda de Sua Santidade, o Papa Francisco, a Fátima, em agosto do próximo ano, o que motivará a presença milhares de jovens na cidade da Paz.

Para João Moura, presidente da Assembleia Municipal de Ourém, entidade promotora da AJO, a escolha do tema “foi fácil e óbvia. O que fizemos foi pegar nesta oportunidade única que temos para divulgar a riqueza do nosso concelho (a praia Fluvial do Agroal, o Castelo de Ourém, o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, etc), e colocar os nossos jovens a pensar em formas de divulgar estes pontos de interesse, assim como criar pacotes de atividades e de animação que complementem a sua estadia . Queremos proporcionar aos jovens que nos visitam a melhor experiência possível. Queremos que se sintam bem no nosso território e que tenham vontade de voltar.”

Aproveitando a existência da AJO, que anualmente desafia os alunos dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário a refletir sobre um tema atual, consideramos que “colocar estes jovens a pensar sobre atividades que possam unir a diversão ao lazer e ao património do seu concelho, aliado ao facto de se destinar a um público com idades muito próximas das suas, seria um desafio interessante. A AJO tem sido um sucesso, já replicado por vários municípios do País e isso só é possível porque os nossos jovens se têm empenhado em apresentar, ano após ano, propostas com aplicação prática, dando uma verdadeira lição de cidadania aos mais adultos”.

O arranque da edição deste ano da AJO acontecerá já na próxima segunda feira, dia 14 de novembro, com a divulgação do projeto nas escolas habilitadas a participar (EB2,3 de Freixianda; EB2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão – Caxarias; EB2,3 D. Afonso, IV Conde de Ourém; Escola Básica e Secundária de Ourém; Centro de Estudos de Fátima; Colégio do Sagrado Coração de Maria; Colégio de S. Miguel; Escola de Hotelaria de Fátima e Escola Profissional de Ourém).

#ETUVAISAGIR é o lema da AJO que, ano após ano, pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada. Pretende ainda aproximar os jovens dos eleitos locais, realçando a importância do seu contributo para a resolução de problemas de âmbito local, dando-lhes voz junto dos órgãos municipais.