Jovens de Ourém apresentam ideias para assinalar a Revolução dos Cravos No ano em que se assinalam 50 anos do 25 de Abril, a Assembleia Municipal de Ourém desafiou os alunos do 5º ao 12º ano a explorarem o que aconteceu em 1974. Resultado, uma estátua que “fala” e a edição de um livro de memórias de Abril foram os projetos vencedores.

Numa sessão conduzida pelo Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, foram apresentados  no passado dia 12 de março, 11 projetos dos alunos dos vários estabelecimentos de ensino do concelho habilitados a participar, nomeadamente a Escola EB D. Afonso IV Conde de Ourém, Escola EB 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão de Caxarias, Escola Básica e Secundária de Ourém, Colégio de S. Miguel, Centro de Estudos de Fátima, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Escola EB 2,3 da Freixianda, Escola de Hotelaria de Fátima e Escola Profissional de Ourém.

Do escalão 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, o projeto vencedor foi “ArteFátima – A voz da “Liberdade”, apresentado pelos alunos do Centro Estudos de Fátima, que consiste na criação de uma obra de arte, mais concretamente uma estátua que “fala”. A estátua pretende retratar uma mulher jovem, dos anos 70, que vivenciou a Revolução do 25 de abril de 1974. Estará sentada num banco de jardim, junto ao Parque Infantil Santos Francisca e Jacinta, em Fátima, com um livro aberto, que terá escrito o poema de Jorge Sena “A Cor da Liberdade”.

O projeto vencedor do escalão secundário foi “50 memórias, 50 histórias”, que visa criar um livro com 50 histórias, recolhidas e registadas pelos alunos a partir da conversa/entrevista a familiares, amigos ou vizinhos que tenham vivido o 25 de abril de 1974. A participação nesta recolha de memórias será aberta a todas as escolas do concelho de Ourém e aproximará, com certeza, diferentes gerações, para além de se promover o gosto pela escrita e, posteriormente, pela leitura.

A equipa vencedora no escalão do 2.º e 3.º ciclos ganhou uma viagem a Ourém do Pará, no Brasil, no âmbito do projeto “Eu no Mundo – Amourém”, promovido pela AMO, que prevê o intercâmbio entre alunos de Ourém (Portugal) e de Ourém do Pará (Brasil). Os alunos vencedores do escalão secundário ganharam como prémio a ida ao Festival NOS Alive.

Para o presidente da AMO, João Moura, “esta edição superou todas as expectativas, pela forma como decorreu, mas sobretudo pela enorme qualidade dos trabalhos apresentados. Este é um tema de extrema importância e relevância e não podíamos deixar passar este marco tão importante na vida de todos os portugueses”.

O próximo passo é a apresentação dos projetos vencedores na sessão da AMO do mês de abril, dando assim a oportunidade a todos os deputados municipais, mas também ao executivo municipal, de conhecerem os trabalhos realizados pelos alunos.

A Assembleia Jovem de Ourém é uma iniciativa da Assembleia Municipal de Ourém e tem como principal objetivo promover o estímulo do gosto pela participação ativa dos jovens no seio da comunidade onde estão inseridos. Ao aproximar os jovens do sistema político, favorece-se a discussão de temas que influenciam as suas vidas