Ourém duplamente agraciada nos prémios ANAM`22 "Considerando os relevantes serviços prestados pela Assembleia Municipal de Ourém, durante estes anos, em que foi premiada, pelo seu contributo para a dignificação e valorização das Assembleias Municipais, o Júri dos Prémios ANAM 2022, decidiu atribuir à AMO um LOUVOR de reconhecimento pelo seu desempenho".
A entrega do diploma decorreu a 12 de outubro, na Assembleia Municipal de Lisboa, numa cerimónia que também distinguiu o projeto "Eu no mundo - AMOURÉM", na categoria de trabalhos de âmbito escolar e que valeu à Escola Básica e Secundária de Ourém um prémio no valor de 1500 euros. Esta categoria destina-se a destacar trabalhos ou atitudes originais que contenham um contributo relevante para o desenvolvimento e promoção da cidadania e participação democrática no seio da comunidade escolar e local.
O projeto "Eu no mundo - AMOURÉM", resulta de uma parceria entre a EBSO e a AMO e pretende colocar em contacto jovens de duas turmas do 9º ano desta escola e jovens de quatro cidades com as quais o Município de Ourém tem estabelecido algum acordo de cooperação/geminação, a saber: Le Plessis Trévise, em França; Altötting, na Alemanha, Czestochowa, na Polónia e Ourém, no Brasil.
Albino Almeida, presidente da ANAM, considera ser de extrema importância partilhar as boas práticas que têm vindo a ser implementadas pelas Assembleias Municipais, as quais são importantes para promover uma maior elevação e dignificação do poder local, assim como uma maior proximidade com as populações.
Os “Prémios ANAM”, lançados a nível nacional, visam reconhecer os melhores trabalhos relacionados com a valorização e dignificação das Assembleias Municipais, assim como o seu papel na organização democrática dos municípios.