Na sua intervenção, João Moura, expressou a honra e a responsabilidade que sente ao assumir novamente a liderança da AMO. “Receber a tarefa de liderar a Assembleia Municipal da minha terra, do meu concelho, pela mão dos oureenses e hoje pela mão dos meus colegas deputados municipais é uma grande honra, mas é também um grande sentido de responsabilidade. A Ourém, ao meu concelho, este sentido de responsabilidade e de missão obrigam-me a estar sempre pronto e disponível, como estou hoje e como estarei amanhã, assim os Oureenses o queiram!”
E definiu as principais linhas orientadoras para o novo mandato: “Da nossa AMO podem esperar a continuação do escrutínio atento da atividade do executivo municipal, a interpelação pertinente e fundamentada, e o respeito pelas instituições que representam os cidadãos. Pretendemos continuar a criar um leque de vivências que visem estimular a participação dos cidadãos na vida democrática local, privilegiando o relacionamento com as organizações e entidades locais, sempre com um profundo respeito mútuo pela autonomia e papel de cada um.”
O Presidente reforçou também a aposta na juventude e na educação cívica: “Iremos continuar a fomentar o desenvolvimento do espírito de cidadania entre os jovens, no seio da comunidade escolar e a sua relação com os outros e com as instituições.
Obviamente que iremos dar continuidade à AJO – Assembleia Jovem de Ourém, que tem sido um sucesso e uma referência nacional. Este ano convidamos os jovens a explorar as alterações que ocorreram em Portugal desde a adesão do nosso País à União Europeia, há 40 anos. Que benefícios e que desafios.”