Projetos vencedores da AJO vão animar jovens peregrinos nas JMJ
A Assembleia Municipal de Ourém (AMO) dinamizou nos dias 7 e 8 de março, a V edição da AJO – Assembleia Jovem de Ourém.
Foram 50 alunos, divididos em dois escalões (2º e 3º ciclos e secundário) que apresentaram os seus contributos para o desenvolvimento do concelho.
João Moura, presidente da AMO, mostrou-se mais uma vez, surpreendido com as ideias apresentadas reforçando a riqueza das propostas. "Todos eles aproveitam ideias de novas tecnologias e aplicações e em alguns casos são projetos inclusivos ou que propõem o aproveitamento de recursos que já temos. Os alunos tiveram uma excelente perceção do que era o tema proposto e de serem os anfitriões de outros jovens . As várias ideias são muito valiosas e vão ser aproveitadas".
Numa primeira fase os alunos foram eleitos nas respetivas escolas candidatas: Escola Básica e Secundária de Ourém; EB 2,3 D. Afonso IV Conde de Ourém; EB 2,3 Dr. Manuel Lopes Perdigão – Caxarias; EB 2,3 de Freixianda; Centro de Estudos de Fátima; Colégio do Sagrado Coração de Maria; Colégio de S. Miguel; Escola Profissional de Hotelaria de Fátima e Escola Profissional de Ourém, tendo cada escola eleito cinco elementos efetivos e dois suplentes. Os jovens deputados apresentaram as suas propostas de projeto, subordinadas ao tema da Jornada Mundial da Juventude, nomeadamente no tipo de iniciativas que possam valorizar a experiência dos jovens que vão visitar o concelho oureense no decorrer deste evento.
Na sessão destinada ao escalão do 2º e 3º ciclos, conduzida pelo presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, foram apresentadas ideias de sete estabelecimentos de ensino, tendo sido mais votado, o projeto “Ourém Fun Run JMJ 2023”, apresentado pela Escola Básica e Secundária de Ourém, uma proposta que consiste na realização de uma caminhada ao estilo “color run” solidária, com um percurso compreendido entre o Jardim de Le Plessis-Trévise e o Castelo de Ourém. A equipa refere que as receitas obtidas reverterão para uma instituição local de apoio a crianças/jovens e para a Associação Abraçar São Tomé e Príncipe.
No segundo dia da AJO, dedicada ao escalão do ensino secundário, os enérgicos e interventivos jovens deputados voltaram a reunir-se na casa da democracia oureense e disputaram entre si argumentos para a eleição da melhor ideia. Nesta sessão, conduzida pelo segundo secretário da AMO, Nuno Dias, das três equipas concorrentes, a Escola Profissional de Ourém saiu vencedora com o tema “Vem, traz um Amigo, nós estamos Contigo!”. O projeto apresentado por cinco alunos do 2º ano do curso de gestão EPO, visa integrar os visitantes das JMJ e promover visitas aos lugares culturalmente mais relevantes do concelho de Ourém, com o objetivo de divulgar a cultura local. Os visitantes terão acesso a um passaporte digital, onde poderão colocar suas fotos junto aos murais/lonas colocados nos vários pontos de interesse.
Presente no segundo dia da AJO, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, manifestou a sua satisfação por ver concretizada mais uma edição desta iniciativa da AMO. “É sempre muito positivo poder presenciar a aproximação dos jovens ao poder autárquico. A temática deste ano é bastante pertinente, pois trata-se de uma excelente iniciativa para promovermos o concelho e podermos receber da melhor forma os milhões de visitantes que vamos receber nas JMJ”.
Isabel Costa, vice-presidente da autarquia enalteceu a iniciativa, felicitando todos os professores e alunos envolvidos. Nesta circunstância referiu a importância de ouvir a voz dos estudantes e destacou a qualidade das propostas apresentadas, afirmando que há elementos que poderão contribuir significativamente para o desenvolvimento do Município e o consequente sucesso das Jornadas Mundiais da Juventude.
Finda esta etapa da AJO, segue-se a 3.ª fase desta iniciativa, na qual a equipa vencedora de cada escalão terá assento numa sessão da Assembleia Municipal de Ourém e apresentará a sua proposta, sob a forma de recomendação, ao Executivo Municipal.
Além da oportunidade de verem as suas propostas apreciadas pelos membros da Assembleia Municipal de Ourém, os vencedores de cada escalão terão direito a bilhetes para o Festival “NOS ALIVE”.

Rever as sessões
Escalão 2º e 3º ciclos