AJO coloca jovens de Ourém a pensar a Revolução dos Cravos No ano em que se assinalam 50 anos do 25 de Abril, a Assembleia Municipal de Ourém decidiu desafiar os alunos do 5º ao 12º ano a explorarem o que aconteceu há 50 anos atrás.

Na sexta edição da AJO – Assembleia Jovem de Ourém, a Revolução dos Cravos irá dar o mote para a apresentação de projetos para o concelho. Para o presidente da AMO, João Moura, “este é um tema de extrema importância e relevância e não podíamos deixar passar este marco tão importante na vida de todos os portugueses”. A importância do poder autárquico, cujas eleições livres decorreram já no pós 25 de Abril ajuda a explicar aos mais novos a importância do tema.

Na visita às 9 escolas habilitadas a participar no projeto (Escola Básica e Secundária de Ourém, EB 2,3 D. Afonso IV Conde de Ourém, EB 2,3 de Freixianda, EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão - Caxarias, Colégio de S. Miguel, Colégio do Sagrado Coração de Maria e Centro de Estudos de Fátima, Escola Profissional de Ourém e Escola de Hotelaria de Fátima), João Moura desafiou os alunos a apresentarem algo que fique para a posteridade e que possa ser concretizado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, dando como exemplo a realização de um evento, entrevistas, a edição de uma publicação, uma peça de teatro, etc”. Aos presentes lembrou a escultura “Fátima, cidade da Paz”, presente na Praça Luís Kondor, em Fátima, que é a concretização de um projeto apresentado ao abrigo da AJO.

Este ano o prémio para o melhor projeto, relativamente aos alunos do 2º e 3º ciclos é um pouco diferente, na medida em que pretende juntar à AJO, o projeto “Eu no Mundo – Amourém”, promovido pela AMO, que prevê o intercâmbio entre alunos de Ourém (Portugal) e alunos de Ourém do Pará (Brasil), iniciado em 2020. Este projeto tem vindo a reunir “online” alunos dos dois países, com a realização de diversos encontros virtuais, “mas agora a nossa vontade é que estes jovens possam contactar com a realidade diferente de cada um dos países. Consideramos que a seleção de 5 alunos através da AJO será um critério justo para esta escolha”. Resumindo, a equipa vencedora da AJO, no escalão do 2º e 3º ciclos ganhará uma viagem de uma semana a Ourém do Pará, no Brasil, “uma oportunidade extraordinária para conviver e estreitar laços”, concretizando um dos pressupostos do acordo de cooperação assinado entre os dois municípios, em junho de 2022.

Já em março, “vamos receber a visita de alunos de Ourém do Brasil, acompanhados dos seus professores e do Secretário de Educação do Estado do Pará, que ao contactar com esta iniciativa da AMO, rapidamente se associou. estamos a preparar um programa interessante e diversos que inclui a visita às várias escolas do nosso concelho".

O prémio para os alunos do escalão secundário é a ida ao Festival NOS Alive, como habitual.

A AJO irá realizar-se nos mesmos moldes das edições anteriores. Funciona em dois escalões e elege a proposta mais votada pelos seus membros.

Depois da divulgação do projeto nas escolas, os alunos vão escolher entre si qual a equipa que vai representar a escola, o que deverá acontecer até ao final do mês de janeiro. A apresentação das candidaturas decorre no mês de fevereiro e a realização da AJO acontecerá a meados do mês de março.

As equipas vencedoras apresentarão os seus trabalhos na sessão da AMO do mês de abril.

A ida ao NOS Alive decorre no mês de julho e a ida ao Brasil está prevista para o início de setembro.

A Assembleia Jovem de Ourém é uma iniciativa da Assembleia Municipal de Ourém e tem como principal objetivo promover o estímulo do gosto pela participação ativa dos jovens no seio da comunidade onde estão inseridos. Ao aproximar os jovens do sistema político, favorece-se a discussão de temas que influenciam as suas vidas.