AMO reúne-se com famílias ucranianas em almoço de confraternização Como forma de assinalar o 25 de Abril, a Mesa da Assembleia Municipal de Ourém promoveu neste dia um almoço de confraternização entre os membros da AMO, executivo municipal, parceiros do município no acolhimento aos refugiados, elementos da comunidade ucraniana em Ourém há vários anos e algumas famílias ucranianas que escolheram o nosso concelho como refúgio da fuga que foram obrigados a fazer para escapar às atrocidades da Guerra.
"Atendendo ao simbolismo desta data, em que se enaltece o valor fundamental da Liberdade, a Mesa da AMO decidiu proporcionar um momento de partilha, de integração e de acolhimento a estes cidadãos", refere João Moura, presidente da AMO.

Discurso do Presidente da AMO, João Moura

Ex.mo. senhor Presidente da Câmara

Ex.mos senhores vereadores

Ex.mos senhores deputados municipais

Caros parceiros, elementos fundamentais no acolhimento a este nosso povo-irmão, a quem aproveito para expressar uma palavra de gratidão e reconhecimento

Caros amigos ucranianos e oureenses, que escolheram o nosso concelho para viver há vários anos e que aqui têm construído uma vida digna e com sucesso e que agora são chamados a ajudar os seus compatriotas.

Caros amigos da Ucrânia que escolheram o concelho de Ourém como refúgio da fuga que foram obrigados a fazer para escapar às atrocidades da Guerra que o vosso país está a ser vítima por conta um invasor capaz dos mais horrendos crimes de guerra.

Portugal condenou, desde o primeiro momento, com firme determinação e convicção, a agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia. Condenámos e condenamos em uníssono o agressor e exprimimos das mais diversas formas solidariedade ao agredido. Para nós, apesar das tentativas de deturpação por parte das autoridades Russas, não restam dúvidas de que a Federação Russa é agressora e violadora dos direitos e liberdade do Povo Ucraniano.

Lembro nesta ocasião o voto de repúdio pela invasão da Ucrânia pela Rússia, aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal.

Desde o dia 24 de fevereiro a comunidade internacional assiste com perplexidade à invasão da Ucrânia pela Rússia. Desde esse dia, que esta guerra entra pelas nossas casas e deixa-nos de coração apertado, questionando-nos não só sobre quais as suas motivações, mas sobretudo quando será o seu fim e quais as consequências para as nossas vidas.

Quero nesta circunstância, saudar cada um de vós, manifestando profunda admiração pela resistência e resiliência do povo ucraniano, que dia após dia tem lutado pela sua sobrevivência pela sua soberania e consequentemente pela sua liberdade.

No povo ucraniano, de certa forma, revejo os nossos heróis de abril, que simbolicamente aqui hoje celebramos.

Gostava de vos falar um pouco do que foi a revolução de Abril e o que ela trouxe a cada um dos portugueses.

Em 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o povo português, trazendo-nos aquilo a que hoje chamamos de liberdade e democracia.

A Revolução dos Cravos, como ficou conhecida, foi uma revolução pacífica, que devolveu a todos nós a dignidade e o orgulho de sermos portugueses, acabando com uma guerra injusta, conferindo aos cidadãos os direitos, liberdades e garantias que a ditadura sempre lhes negou.

No dia em que nós comemoramos a conquista da liberdade em Portugal, faz 2 meses, que mais parecem uma eternidade, o vosso país se viu privado de liberdade por conta de um invasor. Gostaria de, em nome da Assembleia Municipal de Ourém, deixar uma palavra de esperança e de conforto. De esperança baseado naquela que é a nossa maior referencia do Concelho de Ourém, a N.ª Sr.ª de Fátima, cuja imagem peregrina está em solo Ucraniano. Que a N.ª Sr.ª de Fátima vos proteja a vós e aos vossos familiares que ficaram na Ucrânia. Uma palavra de conforto para vos demonstrar em nome do povo de Ourém que são bem-vindos no nosso concelho, serão considerados como irmãos, onde os vossos filhos podem estudar, podem conviver de forma saudável com os nossos filhos em harmonia.

Gostaria de deixar uma palavra de agradecimento aos presidentes de junta que desde a primeira hora aceitaram o nosso desafio para procurar habitações nas suas freguesias que vos pudessem acolher e enaltecer o papel da Câmara Municipal e dos seus técnicos que têm realizado um excelente trabalho no acolhimento e acompanhamento destas famílias.

Termino, lembrando o simbolismo dos cravos vermelhos, que deixamos no lugar de cada um de vós. Estes representam a força, o amor, a paixão e a vitória de grandes lutas, são o símbolo máximo da Revolução de 25 de Abril de 1974 em Portugal.

Que o simbolismo desta flor vos traga a força, a paz e a esperança num futuro melhor.

Esperamos que se sintam bem nesta vossa nova Casa, que é Ourém e onde poderão permanecer o tempo que entenderem.

Os que aqui estão hoje, e que têm responsabilidades na causa pública no nosso concelho, todos sem exceção, apresentam-se não só como vossos amigos, mas também como defensores da igualdade dos vossos direitos e dos vossos deveres tal como se cidadãos oureenses.

Obrigado.

Viva o 25 de Abril,