Assembleia Municipal de Ourém lança aplicação móvel A AMO – Assembleia Municipal de Ourém foi pioneira em Portugal na transformação digital através da implementação, em 2018, de uma plataforma web que permitiu digitalizar o seu funcionamento, documentação, gestão de tempos e votações, assim como aproximar este órgão autárquico aos cidadãos através da criação de canais de comunicação direta e de acompanhamento das sessões e deliberações da AMO.
Dando continuidade a este caminho de inovação, a AMO vai lançar, na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro (dia de sessão ordinária), a primeira APP (aplicação móvel) para Assembleias Municipais. A aplicação “AM Ourém” (disponível para iOS e Android) será, em  primeira instância, um novo canal de comunicação entre este órgão autárquico e os cidadãos, permitindo um contacto direto e o acompanhamento de notícias, das deliberações e trabalhos da Assembleia de forma intuitiva.
Outra funcionalidade desta aplicação será, através de uma área restrita para os eleitos locais, o acesso a convocatórias, ordem de trabalhos, documentação, carregamento de moções e tomadas de posição. Destaque ainda para a digitalização do processo de votação e dos pedidos de intervenção. Os eleitos passam a poder votar e a pedir a palavra, em tempo real, através do seu smartphone, automatizando todos os processos, disponibilizando imediatamente os resultados.
Em suma, este projeto é mais um passo significativo num caminho de transparência e inovação, ao simplificar os processos de funcionamento desta Assembleia Municipal e facilitar o acesso à informação, para eleitos e cidadãos.
Para o presidente da Mesa da AMO, João Moura, estas medidas, a par de outras que têm vindo a ser criadas, pretendem, "aumentar a proximidade, interação e a envolvência com os munícipes” e ao mesmo tempo "valorizar e facilitar o trabalho dos eleitos locais".