Boas práticas da AMO dão prémio “Autarquia do Ano” a Ourém pelo 2º ano consecutivo Ourém foi distinguido novamente com o Grande Prémio “Autarquia do Ano 2022”, com a apresentação do projeto "Boas Práticas da AMO". Além deste galardão, Ourém venceu na categoria “Democracia, Igualdade e Participação Cívica”.
A entrega do galardão, atribuído pelo “Lisbon Awards Group”, decorreu ontem à noite em Lisboa e contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Ourém.
João Moura mostrou-se visivelmente satisfeito com esta atribuição, na medida em que "reflete o reconhecimento, pela segunda vez consecutiva, do trabalho diferente levado a cabo pela AMO. Penso que estamos caminho certo para prosseguir o nosso grande objetivo: valorizar o papel da Assembleia Municipal de Ourém, enquanto Casa da Democracia Local.
A candidatura compilou algumas das boas práticas levadas a cabo por este órgão deliberativo, nomeadamente as que se relacionam com um dos seus principais propósitos: aproximar os eleitos dos eleitores, fomentando uma democracia participada, onde todos os munícipes assumem um papel fundamental.
A aposta nas novas tecnologias, na transparência, na inovação e no acesso à informação, para eleitos e cidadãos, de onde se destacou o lançamento da APP dos Eleitos Locais, a par de todas as iniciativas levadas a cado pela Assembleia, com particular ênfase na AJO – Assembleia Jovem de Ourém, foram determinantes na avaliação do júri do concurso.
Outro fator determinante candidatura, foi a Idealização e realização do projeto “Eu no Mundo - AMOURÉM”, em colaboração com duas turmas do 9º ano da Escola Básica e Secundária de Ourém e que tem como objetivo, numa primeira fase, colocar em contacto virtual, estes jovens com um grupo de alunos provenientes de três cidades com as quais o Município de Ourém tem estabelecido acordos de cooperação e de amizade: Ourém, no Brasil; Altotting, na Alemanha e Czestochowa, na Polónia.
Apostados em proporcionar a este grupo de alunos, além de encontros virtuais, um encontro presencial, a AMO tem vindo a trabalhar na preparação de uma candidatura a fundos comunitários europeus, que vise o intercâmbio e a partilha de experiências entre os participantes do projeto. A candidatura tem como uma das prioridades horizontais da linha de apoio, a “sustentabilidade ambiental” e será esse o mote para o projeto de sensibilização que se pretende desenvolver.