Cidade celebra 30 anos João Moura, presidente da AMO, interveio nas cerimónias oficiais do Dia da Cidade, que se assinalaram no passado dia 20 de junho.
Citando Albert Pike: "o que fazemos para nós mesmos morre connosco. O que fazemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal", começou por dirigir uma palavra aos homenageados (colaboradores do Município, empresas, instituições e entidades da área da saúde). Nesta circunstância, felicitou a Câmara pela iniciativa de homenagear os profissionais de saúde, que ao longo dos últimos tempos tiveram um papel fundamental no combate à pandemia da Covid-19.
Aproveitando a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, o presidente da Assembleia Municipal de Ourém, frisou o papel do Município no acolhimento aos migrantes, recordando que na década de 70 e 80, também o povo oureense se viu obrigado a ter de emigrar e a procurar melhores condições de vida fora do país, locais onde foram muito bem acolhidos. "Este ato de saber acolher, é o mínimo que podemos fazer, para retribuir o que fizeram por nós", referiu.
Na sua intervenção, dirigiu também uma palavra de agradecimento a todos os que cumpriram funções autárquicas desde as primeiras eleições livres em 1976, pois "quer no executivo, quer na oposição, todos tiveram como objetivo a defesa dos interesses do seu concelho". Neste sentido lembrou que "a AMO está a preparar um documento que, de forma singela, homenageia todos os autarcas".
Relativamente à comemoração dos 30 anos de Ourém, João Moura elencou alguns aspetos históricos relacionados com o aparecimento da cidade, afirmando que "a grande preciosidade do nosso concelho é o seu povo, um povo que merece ser servido da melhor forma. Penso que isso tem feito e quero nesta oportunidade prestar o meu tributo ao atual executivo".